top of page
Categorias

O que é psicoterapia?

Psicoterapia, ou terapia de conversa, é uma forma de ajudar pessoas com uma ampla variedade de doenças mentais e dificuldades emocionais. A psicoterapia pode ajudar a eliminar ou controlar sintomas preocupantes para que uma pessoa possa funcionar melhor e pode aumentar o bem-estar e a cura.


Os problemas ajudados pela psicoterapia incluem dificuldades em lidar com a vida cotidiana; o impacto de trauma, doença médica ou perda, como a morte de um ente querido; e transtornos mentais específicos, como depressão ou ansiedade. Existem vários tipos diferentes de psicoterapia e alguns tipos podem funcionar melhor com certos problemas ou questões. A psicoterapia pode ser usada em combinação com medicamentos ou outras terapias.




Sessões de psicoterapia

A psicoterapia pode ser realizada em uma configuração individual, familiar, de casal ou de grupo, e pode ajudar crianças e adultos. A maioria das sessões é de 30 a 50 minutos. Tanto o paciente quanto o terapeuta precisam estar ativamente envolvidos na psicoterapia. A confiança e relação entre uma pessoa e seu terapeuta é essencial para trabalhar de forma eficaz e se beneficiar com a psicoterapia.


A psicoterapia pode ser de curto prazo (algumas sessões), lidar com questões imediatas ou de longo prazo (meses ou anos), lidar com questões de longa data e complexas. Os objetivos do tratamento e os arranjos de quantas vezes e quanto tempo para atender são planejados conjuntamente pelo paciente e pelo terapeuta.


A confidencialidade é um requisito básico da psicoterapia. Além disso, embora os pacientes compartilhem sentimentos e pensamentos pessoais, o contato físico íntimo com um terapeuta nunca é apropriado, aceitável ou útil.


Psicoterapia e Medicação

A psicoterapia é frequentemente usada em combinação com medicação para tratar condições de saúde mental. Em algumas circunstâncias, a medicação pode ser claramente útil e, em outros, a psicoterapia pode ser a melhor opção. Para muitas pessoas, o tratamento combinado com medicação e psicoterapia é melhor do que sozinho. Melhorias de estilo de vida saudáveis, como boa nutrição, exercício regular e sono adequado, podem ser importantes para apoiar a recuperação e o bem-estar geral.


A psicoterapia funciona?

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas que recebem psicoterapia experimentam alívio de sintoma e são mais capazes de funcionar em suas vidas. Cerca de 75 por cento das pessoas que entram na psicoterapia mostram algum benefício disso¹. A psicoterapia mostrou melhorar as emoções e os comportamentos e se relacionar com mudanças positivas no cérebro e no corpo. Os benefícios também incluem menos dias de doença, menos incapacidade, menos problemas médicos e aumento da satisfação no trabalho.


Com o uso de técnicas de imagem cerebral, os pesquisadores conseguiram ver mudanças no cérebro após uma pessoa ter sido submetida a psicoterapia. Numerosos estudos identificaram mudanças cerebrais em pessoas com doença mental (incluindo depressão, transtorno de pânico, PTSD e outras condições) como resultado da psicoterapia. Na maioria dos casos, as alterações cerebrais resultantes da psicoterapia foram semelhantes às alterações resultantes da medicação².


Para ajudar a tirar o máximo proveito da psicoterapia, aprofundar a terapia como um esforço colaborativo, seja aberto e honesto, e siga seu plano acordado para o tratamento. Acompanhe todas as tarefas entre sessões, como escrever em uma revista ou praticar o que você falou.


Tipos de psicoterapia

Psiquiatras e outros profissionais de saúde mental usam vários tipos de terapia. A escolha do tipo de terapia depende da doença e das circunstâncias específicas do paciente e da preferência dele. Os terapeutas podem combinar elementos de diferentes abordagens para melhor atender às necessidades da pessoa que recebe tratamento.


A terapia comportamental cognitiva (TCC) ajuda as pessoas a identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que são prejudiciais ou ineficazes, substituindo-os por pensamentos mais precisos e comportamentos funcionais. Isso pode ajudar uma pessoa a se concentrar em problemas atuais e como resolvê-los. Muitas vezes, envolve a prática de novas habilidades no "mundo real".


A TCC pode ser útil no tratamento de uma variedade de distúrbios, incluindo depressão, ansiedade, distúrbios relacionados ao trauma e distúrbios alimentares. Por exemplo, a TCC pode ajudar uma pessoa com depressão a reconhecer e mudar padrões de pensamento ou comportamentos negativos que contribuem para a depressão.


A terapia interpessoal (IPT) é uma forma de tratamento a curto prazo. Isso ajuda os pacientes a compreender problemas interpessoais subjacentes que são problemáticos, como o sofrimento não resolvido, mudanças nos papéis sociais ou de trabalho, conflitos com outras pessoas importantes e problemas relacionados a outros. Isso pode ajudar as pessoas a aprender maneiras saudáveis ​​de expressar emoções e maneiras de melhorar a comunicação e como elas se relacionam com outras pessoas. É mais frequentemente usado para tratar a depressão.


A terapia comportamental dialética é um tipo específico de TCC que ajuda a regular as emoções. É freqüentemente usado para tratar pessoas com pensamentos suicidas crônicos e pessoas com transtorno de personalidade borderline, transtornos alimentares e transtorno do estresse pós-traumático. Ensina novas habilidades para ajudar as pessoas a assumirem a responsabilidade pessoal de mudar comportamentos insalubres ou perturbadores. Envolve terapia individual e em grupo.


A terapia psicodinâmica baseia-se na ideia de que o comportamento e o bem-estar mental são influenciados por experiências de infância e pensamentos ou sentimentos repetitivos inadequados que são inconscientes (fora da consciência da pessoa). Uma pessoa trabalha com o terapeuta para melhorar a autoconsciência e mudar padrões antigos para que ele / ela possa se responsabilizar mais plenamente por sua vida.


A psicanálise é uma forma mais intensiva de terapia psicodinâmica. As sessões são normalmente realizadas três ou mais vezes por semana.


Terapia de suporte usa orientação e incentivo para ajudar os pacientes a desenvolver seus próprios recursos. Isso ajuda a construir a auto-estima, reduzir a ansiedade, fortalecer os mecanismos de enfrentamento e melhorar o funcionamento social e comunitário. A psicoterapia de apoio ajuda os pacientes a lidar com questões relacionadas às suas condições de saúde mental que, por sua vez, afetam o resto de suas vidas.


As terapias adicionais às vezes usadas em combinação com a psicoterapia incluem:

  • Terapia assistida por animais - trabalhar com cães, cavalos ou outros animais para trazer conforto, ajudar na comunicação e ajudar a lidar com o trauma

  • Terapia artística criativa - uso de terapias de arte, dança, teatro, música e poesia

  • Ludoterapia - para ajudar as crianças a identificar e falar sobre suas emoções e sentimentos

Referências

  1. American Psychological Association. Understanding psychotherapy and how it works. 2016. http://www.apa.org/helpcenter/understanding-psychotherapy.aspx

  2. Karlsson, H. How Psychotherapy changes the Brain. Psychiatric Times. 2011.

  3. Wiswede D, et al. 2014. Tracking Functional Brain Changes in Patients with Depression under Psychodynamic Psychotherapy Using Individualized Stimuli. PLoS ONE. 2014. http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0109037

FONTE: Publicado pela APA _ American Psychiatric Association - Revisão do médico Ranna Parekh, MD, MPH julho de 2016

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page