top of page
Categorias

Manual de Avaliação e Conduta da Epilepsia_ Atenção Básica, Urgência e Emergência

Embora a epilepsia seja uma das condições neurológicas mais antigas e prevalentes no mundo, somente agora, em 2018, o ministério da saúde publica um manual de avaliação e manejo de pessoas com epilepsia destinado a médicos não especialistas que atuam na atenção básica, nas urgências e emergências. O material foi baseado no MHGap Intervention Guideline da Organização Mundial da Saúde organizado por aquela instituição como parte da estratégia para prover atendimento médico adequado à pessoa com epilepsia.


O manual é composto basicamente por fluxogramas que apresentam os olgaritmos para uma decisão diagnóstica e manejo terapêutico agudos. Portanto, oferece uma sequencia de instruções dentro do possível não ambíguas para serem executadas de forma específica, a partir da farmacologia anticonvulsiva convencional.


No entanto, o manual contempla apenas e exclusivamente a convulsão e o estado de mal epiléptico, deixando de lado todas as demais tipologias, manifestações e crises epilépticas que não configurem crises convulsivas, isto é, com características tônico-clônicas.


Lamentavelmente, a maioria dos profissionais de saúde ainda desconhecem os sinais e sintomas das demais classificações epilépticas, isto é, aquelas que envolvem comprometimentos focais e crises não convulsivas, o que contribui de modo determinante para o retardo e morosidade do diagnóstico dessas epilepsias, elevando a debilidade e vulnerabilidade do paciente, além de gerar gastos ao sistema de saúde com exames desnecessários e intervenções ineficazes.


Esperamos que esse material contribua, de fato, não apenas para a abordagem mais eficaz das crises, mas também mais digna e mais humanizada à pessoa com epilepsia.


O manual completo pode ser baixado clicando aqui.









Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page