top of page
Categorias

O que é a Psicanálise?

Para tentar responder a essa questão "O que é a Psicanálise?" o Freud Museum London produziu uma série de filmes*, divididos em 4 partes. Neles, diversos psicanalistas expõem suas ideias com o intuito de facilitar os primeiros encontros com o pensamento de Freud, em uma linguagem acessível e didática.


Confira você mesmo!

ELA É ESQUISITA? O QUE A PSICANÁLISE? - Parte 1

"O modo como você foi educado previamente e toda a sua maneira habitual de pensar tornam-te naturalmente um inimigo da psicanálise" (Freud, Leituras Introdutórias sobre a Psicanálise, 1916). A psicanálise se operacionaliza na "prática do falar", mas não é uma narrativa qualquer que escuta, é a narrativa do inconsciente. "Na psicanálise, diferente das abordagens cognitivas, os sintomas não devem ser 'corrigidos', mas serem escutados, compreendidos. Não são, portanto, 'erros', mas sim pistas para uma verdade do sujeito."

A SEXUALIDADE - O QUE É A PSICANÁLISE? - Parte 2

Para a psicanálise a sexualidade "é qualquer prática investida de libido que tenha carga erótica para o sujeito". É construída desde a infância na interação com os adultos. "Aquelas nossas primeiras impressões, que já esquecemos, deixaram, no entanto os traços mais profundos da nossa vida mental" (Freud, Três ensaios sobre a sexualidade, 1905). Nessa perspectiva, "a psicanálise nos força a pensar que não há um grupo de pessoas normal e outro anormal, mas que muitos dos processos e traços naquilo que consideramos patológico estão presentes em todos nós".

O COMPLEXO DE ÉDIPO - O QUE É A PSICANÁLISE - Parte 3


"Por volta do periodo edípico, em torno dos 3 a 5 anos, você é requisitado a fazer coisas bem difíceis, a desistir de coisas tão importantes...". Indo muito além da ideia simplificada de desejos incestuosos e rivalidade, "para Freud, o Complexo de Édipo é sobre ter que se haver com o fato de que não somos onipotentes, de que não somos os donos de nossos pais".

O EGO, O ID E SUPEREGO - O QUE É A PSICANÁLISE - Parte 4

"O ser humano que emerge da psicanálise não é um ser humano que está em paz consigo mesmo." Freud elaborou dois modelos teóricos para explicar o funcionamento psíquico, reconhecendo o conflito como ponto fundamental. "Tudo o que é reprimido é inconsciente. Mas nem tudo o que é inconsciente é reprimido. Uma parte do ego também é inconsciente". (Freud, o Ego e o Id, 1923.

* Todos os áudios dos vídeos foram traduzidos para o português pela equipe da Elabora Psicanálise, que fez um ótimo trabalho!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page