top of page
Categorias

Metas de Saúde Mental para o período de 2013-2020



A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que a saúde mental tem uma função importante na vida das pessoas. Uma sociedade formada por pessoas que mantém boa saúde mental permite que explorem seus potenciais, superem o estresse normal da vida, trabalhem de forma produtiva e contribuam com a sua comunidade.


No entanto, a OMS reconhece também que há muito a ser feito para que se atinja um nível adequado de saúde mental no mundo. Os problemas envolvem desde o descuido na atenção e nos serviços de saúde mental até a violação dos direitos humanos e a discriminação das pessoas com transtornos mentais e incapacidades/limitações psicossociais.


Por isso, em 2012, elaborou um plano de ação integral sobre a saúde mental, com objetivos e metas que reconhece serem ambiciosas, para serem implementadas pelos países membros da OMS no período de 2013 a 2020. Esse plano é composto por quatro objetivos principais que se desdobram em metas especificas e podem ser mensuradas por indicadores já estabelecidos:


Objetivo 1 - Reforçar a liderança e a governança eficazes no âmbito da saúde mental,

Meta mundial 1.1: 80% dos países terão que ter elaborado suas políticas/planos de saúde mental em consonância com os instrumentos internacionais e regionais de direitos humanos (para o ano de 2020).


Meta mundial 1.2: 50% dos países terão que ter elaborado ou atualizado suas legislações sobre saúde mental em consonância com os instrumentos internacionais e regionais d direitos humanos (para o ano de 2020).


Objetivo 2 - Proporcionar em âmbito comunitário serviços de assistência social e de saúde mental completos, integrados e com capacidade de resposta.

Meta mundial 2: A cobertura dos serviços para transtornos mentais graves terá que ter aumentado em 20% (para o ano de 2020).


Objetivo 3 - Colocar em prática estratégias de promoção e prevenção no campo da saúde mental.

Meta mundial 3.1: 80% dos países terão que ter em um funcionamento mínimo dos programas multissetoriais nacionais de promoção e prevenção em matéria de da saúde mental (para o ano de 2020).


Meta mundial 3.2: Deverá ter sido reduzida em 10% a taxa de suicídio nos países (para o ano de 2020).


Objetivo 4 - Fortalecer os sistemas de informação, os dados científicos e as pesquisas sobre saúde mental.

Meta mundial 4: 80% dos países terá que poder calcular e notificar sistematicamente a cada 2 anos pelo menos um conjunto básico de indicadores de saúde mental por meio do seu sistema nacional de informação sanitária e social (para o ano de 2020).


O propósito maior desse plano de ação está voltado para o bem-estar mental da sociedade, a prevenção dos transtornos mentais, proporcionado atenção, melhorando a recuperação e promovendo os direitos humanos e a redução da mortalidade, mobilidade e incapacidade das pessoas com transtornos mentais.


Obviamente que se espera que cada país leve em conta as situações específicas dde sua realidade, devendo esse plano de ação integral ser adaptado a nível regional. Não há, portanto, um modelo de plano de ação válido para todos os países, variando de acordo com o nível de articulação e aplicação de ações que já tenham obtido no campo da saúde mental.


Acompanhar a implementação desse plano é uma forma também de podermos avaliar como o nosso país se posiciona no campo da saúde mental, o que torna essencial que a comunidade conheça o plano de ação proposto pela OMS.


Clique aqui para acessar a versão em espanhol e boa leitura!


Fonte: http://www.who.int/es/

506029_spa.pdf?ua=1

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page