top of page
Categorias

Apoio psicossocial relacionado às crianças com síndrome congênita por Zika e outras deficiências

O ministério da saúde lançou neste ano de 2017 a adaptação cultural de uma publicação da Organização Mundial de Saúde,intitulada APOIO PSICOSSOCIAL A MULHERES GESTANTES, FAMÍLIAS E CUIDADORES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA POR VÍRUS ZIKA E OUTRAS DEFICIÊNCIAS: Guia de práticas para profissionais e equipes de saúde (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2016). Essa adaptação visa contemplar as especificidades do contexto brasileiro de organização das redes de serviços de saúde e das práticas de suas equipes.


O material é dirigido especialmente, mas não exclusivamente, à rede de atenção primária, sugerindo estratégias básicas que podem ser úteis no atendimento às mulheres e famílias que apresentem sofrimento psíquico em decorrência de problemas congênitos ou perinatais.


É importante destacar que, embora este documento seja focado em pessoas afetadas pelo vírus Zika, muitos dos apoios descritos (ex.: fornecer informações precisas, comunicação solidária, fornecer apoio psicossocial básico, fortalecimento dos apoios sociais, controle de transtornos mentais simultâneos) também se aplicam a outras situações, inclusive deficiências associadas a outras causas.


Entre as muitas informações e dicas importantes há esse quadro com orientações sobre interações lúdicas, brincadeiras e brinquedos que favorecem o desenvolvimento psicossocial saudável da criança nos dois primeiros anos de vida, de acordo com a faixa etária. Esse quadro, além de ser referência aos pais, pode ser muito útil aos profissionais que atuam na educação infantil.

O guia com as informações completas, pode ser baixado pelo link:

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page